Exposição de fundo documental, na biblioteca da EB2,3 D. Pedro I
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
O Jogo do Semáforo na BE de EB 2,3 de pataias
Os jogos de tabuleiro fazem parte
da vertente lúdica que também é desenvolvida nas bibliotecas escolares do nosso
agrupamento. O xadrez, as damas, o ouri, o dominó e outros, estimulam o
raciocínio, ajudam à concentração, à memória e contribuem para uma melhor
interação social.
O jogo do semáforo é um jogo de
matemática que se enquadra nestas vantagens pedagógicas. É um jogo simples, fácil
de jogar, rápido, estimulante e sem hipóteses de empatar. A particularidade das
peças serem partilhadas pelos jogadores, torna-o num jogo que exige mais
precisão de cálculo do que estratégia.
A Biblioteca da EB2/3 de Pataias
dispõe de 3 novos conjuntos do jogo do semáforo, construídos de forma artesanal
por uma professora de matemática que pertence à equipa de colaboradores desta
biblioteca. Aqui fica um exemplo de como é possível aliar a matemática ao lúdico.
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Natal na BE da FEM
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
sábado, 10 de dezembro de 2016
Encontro com...Dulce Braga
Foi no passado dia 29 de novembro, que os alunos do 3º e 4º anos do Centro Escolar de Alcobaça e os de algumas turmas do 5º ano da EB 2,3 Frei Estêvão Martins receberam a visita da escritora lusoafrobrasileira Dulce Braga.
A escritora, que nasceu em Angola, mas vive atualmente no Brasil, falou de África, do Brasil e da influência angolana na língua portuguesa, partindo da sua experiência pessoal e das suas obras, nomeadamente Ndapandula mama Àfrica-Obrigada Mãe África , um livro para crianças onde a autora, fala da imensa influência africana no Brasil, da
gastronomia à religião, passando pela linguística, etnia, musica e dança e O Sabor de Maboque – A Magia Africana, mais recomendado para adultos e que conta a sua história durante a Guerra
Civil Angolana.
No final deste encontro houve ainda tempo para todos aprenderem e cantarem a típica Cantiga de Roda infantil brasileira:
Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)
No CEA foi assim:
E na FEM

Assinar:
Postagens (Atom)











