BiblioCister

BiblioCister

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Canções de Natal na BE da FEM

A BE da EB 2,3 Frei Estêvão Martins foi o palco escolhido para as atuações do grupo da FreiTuna e da turma do 8ºB, ambos conduzidos pela "batuta" da professora Margarida Pires
Tanto os alunos da FreiTuna como os do 8ºB tocaram e cantaram para professores e colegas algumas canções de Natal que encantaram que esteve presente e deram mais uma vez vida à Biblioteca Escolar nesta época natalícia.

FreiTuna







quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Tudo sobre Natal

Exposição de fundo documental, na biblioteca da EB2,3 D. Pedro I


Feira do Livro na BE de Pataias


O Jogo do Semáforo na BE de EB 2,3 de pataias

Os jogos de tabuleiro fazem parte da vertente lúdica que também é desenvolvida nas bibliotecas escolares do nosso agrupamento. O xadrez, as damas, o ouri, o dominó e outros, estimulam o raciocínio, ajudam à concentração, à memória e contribuem para uma melhor interação social.
O jogo do semáforo é um jogo de matemática que se enquadra nestas vantagens pedagógicas. É um jogo simples, fácil de jogar, rápido, estimulante e sem hipóteses de empatar. A particularidade das peças serem partilhadas pelos jogadores, torna-o num jogo que exige mais precisão de cálculo do que estratégia.

A Biblioteca da EB2/3 de Pataias dispõe de 3 novos conjuntos do jogo do semáforo, construídos de forma artesanal por uma professora de matemática que pertence à equipa de colaboradores desta biblioteca. Aqui fica um exemplo de como é possível aliar a matemática ao lúdico. 




Os nossos livros de Natal


As nossas sugestões de Natal


Na BE do Centro Escolar de Alcobaça...

 e agora na BE da EB 2,3 Frei Estêvão Martins

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Natal na BE da FEM





O Natal este ano chegou à Biblioteca Escolar da EB 2,3 Frei Estêvão Martins pelas "mãos" dos químicos da escola e do projeto Ecoescolas;

Eis aqui o produto final:


 


sábado, 10 de dezembro de 2016

Encontro com...Dulce Braga

Foi no passado dia 29 de novembro, que os alunos do 3º e 4º anos do Centro Escolar de Alcobaça e os de algumas turmas do 5º ano da EB 2,3 Frei Estêvão Martins receberam a visita da escritora lusoafrobrasileira Dulce Braga. 
A escritora, que nasceu em Angola, mas vive atualmente no Brasil, falou de África, do Brasil e da influência angolana na língua portuguesa, partindo da sua experiência pessoal e das suas obras, nomeadamente Ndapandula mama Àfrica-Obrigada Mãe África , um livro para crianças onde a autora, fala da imensa influência africana no Brasil, da gastronomia à religião, passando pela linguística, etnia, musica e dança e O Sabor de Maboque – A Magia Africana, mais recomendado para adultos e que conta a sua história durante a Guerra Civil Angolana. 
No final deste encontro houve ainda tempo para todos aprenderem e cantarem a típica Cantiga de Roda infantil brasileira:

                                                        Escravos de Jó

Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)


No CEA foi assim: 


E na FEM